Promoção de vermelho, branco e azul LogoMaker!

Clique aqui para obter até 60% de desconto em todo o site*

*Consulte as ofertas para obter detalhes específicos

X
Home » Destaque » Como Fazer Marketing como Freelancer e Ter Sucesso

Como Fazer Marketing como Freelancer e Ter Sucesso

Todo freelancer aprende que a renda nunca é garantida. Ter uma clientela fiel é a chave para fazer um negócio crescer e ser financialmente forte e sustentável. 

Para fazer com que isso aconteça, você tem que ser eficaz em alcançar novos públicos e mostrar a potenciais clientes que você possui algo de valor para oferecer a eles. Pense a respeito disso com a perspectiva do cliente em mente. Faz mais sentido contratar um freelancer obscuro e não conhecido ou alguém com uma reputação de marca forte? 

O marketing proativo é o que diferencia os freelancers de sucesso daqueles que ainda estão com problemas. Experimente essas dicas de marketing para freelancers comprovadas para aumentar o seu público e atrair mais negócios. 

Otimize a Sua Presença Online 

A maioria dos clientes começam a sua pesquisa online, não importa se estão comprando produtos ou serviços. Você pode ganhar vários negócios simplesmente ao criar um site que ranqueia bem nos motores de busca. Pense a internet como um aeroporto lotado cheio de tráfego. Utilizar a otimização de motores de busca (search engine optimization ou SEO) é como segurar uma placa de boas-vindas para ajudar os seus clientes a navegar pelo caos e encontrar o que eles precisam. 

Comece com a otimização de palavras-chave. Pesquise frases que se relacionam com a sua empresa e coloque-as estrategicamente em seu site e perfis de redes sociais. Que perguntas trazem visitantes ao seu site? Que serviços especializados e expertise você oferece? Em que região geográfica você oferece produtos ou serviços? 

Ao invés de focar em palavras-chaves curtas e altamente competitivas, experimente ranquear para palavras-chaves de cauda longa com menor volume de buscas. Por exemplo, você não terá muito sucesso ranqueando na primeira página dos resultados de busca para palavras-chaves amplas, tais como maquiador. As frases “maquiador para casamento em São Paulo” e “maquiador para formatura no Rio de Janeiro” são mais específicas, então a sua empresa tem uma maior probabilidade de aparecer em buscas relevantes. 

Mantenha o Seu Perfil do Google Negócios Atualizado 

Pesquisas locais oferecem uma vantagem considerável para profissionais autônomos que são donos de uma loja física ou fazem negócios pessoalmente. Cada vez mais, os clientes estão utilizando buscas baseadas em localização para encontrar soluções de forma rápida e próximas.  

Google reportou um aumento de 900 por cento em pesquisas móveis para produtos e serviços “próximos de mim hoje/hoje à noite” entre 2015 e 2017. As pesquisas contendo variantes de “posso comprar” com “próximos a mim” subiram 500% durante o mesmo período. 

Ao configurar o perfil do Google Meu Negócio, você pode se certificar que clientes em potencial possuam as informações mais atualizadas sobre a sua empresa. O seu perfil pode incluir: 

  • Horário comercial 
  • Direções e mapa
  • Avalições do cliente 
  • Fotos 
  • Links de site e telefone 
  • Links para as publicações 

Não apenas esse serviço torna os dados da sua empresa concisos e de fácil busca. Ele também te permite fazer uma primeira impressão forte, pois os visitantes online possuem todas as informações que eles precisam para entrar em contato com você ou continuar com uma compra. 

Obtenha e Responda Avaliações 

Os clientes confiam nas opiniões de clientes passados mais do que eles confiam em frases de marketing. A boa notícia é que os seus sucessos passados podem continuar trabalhando por você. Sempre peça aos clientes para deixarem uma avaliação logo após uma compra quando a experiência ainda está muito viva em suas mentes. 

As avaliações oferecem prova de que você consistentemente trabalha duro para agradar aos seus clientes. Até mesmo avaliações negativas te dão a chance de mostrar aos clientes que você está ouvindo ao feedback deles e comprometido em fazer o melhor. Quando você faz o esforço extra para responder as avaliações, os clientes têm uma maior probabilidade de confiar em você e dar à sua empresa o benefício da dúvida após uma experiência ruim. 

Crie um Logo Memorável 

Impulsione o reconhecimento de marca ao criar um logo único para a sua empresa e usá-lo pelos seus canais de marketing. As imagens podem reforçar o reconhecimento de marca. Quanto mais você utiliza o seu logo em mídias diferentes, mais fácil é para os clientes distinguir a sua empresa de concorrentes próximos. 

Os logos são importantes online. É comum para usuários da internet escanear suas caixas de entrada de e-mail e feeds de redes sociais por mensagens e publicações sobre as suas marcas favoritas. Possuir um logotipo confiável e reconhecido dá para a sua marca mais visibilidade em ambientes onde é incrivelmente fácil passar despercebido. 

Planeje uma Estratégia de Conteúdo para o Seu Blog 

Escrever em blogs de negócios não é apenas compartilhar os seus desejos, sonhos e coisas aleatórias por diversão. O objetivo real é ganhar as pessoas através da personalidade e autoridade da sua marca. Para construir uma base de leitores constante, você precisa oferecer: 

  • Tópicos relevantes e oportunos 
  • Dicas para tomar ações e conselhos
  • Um ponto de vista engajador 
  • Conteúdo e mídia original 

Certifique-se de que cada publicação ofereça algo útil para o leitor. Desenvolva uma grande base de conteúdo ao falar com os seus clientes sobre desafios em comum que eles encaram e fatores que os motivam a tomar as suas decisões de compra. Você deve planejar o seu calendário de conteúdo em torno de eventos sazonais que afetam você e os seus clientes. 

Varie o tamanho e tipo do conteúdo que você publica para manter os leitores interessados. Guias e listas longas e completas encorajam os visitantes a ficar no seu site, o que faz com que você ganhe backlinks e rankings mais altos nos motores de busca. Sempre que for possível, conduza os seus próprios estudos e entrevistas para diferenciar o seu blog dos outros sites online. Depois de tudo, você quer que as pessoas vejam você como um especialista com experiência e conhecimento em primeira mão na sua área, não uma cópia do que já existe. 

Mais importante, promova o seu blog em sites de redes sociais populares, como o LinkedIn e Twitter. As horas que você gasta pesquisando e escrevendo não importarão se ninguém está lendo ou compartilhando as suas publicações. 

Comece com uma Lista de Assinantes de Email 

Faça a sua estratégia de conteúdo duas vezes mais eficiente ao deixar os clientes saberem quando você irá publicar algo novo. O e-mail marketing é uma excelente forma de manter o seu negócio na mente dos clientes durante o ano. Você pode notificar os assinantes sobre promoções de vendas, notícias da indústria, dicas profissionais — qualquer conteúdo que eles achem interessante. 

Dê uma olhada em sua própria caixa de entrada para ter inspiração e dicas de branding. Preste atenção aos tipos de títulos e imagens que as outras empresas usam para chamar a atenção. 

Para ter uma maior eficiência, você pode rastrear que tipos de conteúdo vão bem e organizar os assinantes em grupos, dessa forma os destinatários apenas recebem as mensagens que são relevantes para eles. Segmentar a sua lista ajuda a reter os assinantes, dado que você não está bombardeando os leitores com e-mails que eles não querem. 

Compartilhe a Sua Expertise em Sites de Perguntas e Respostas 

Enquanto se promover não é fácil para todo mundo, discutir tópicos que você tem paixão pode parecer mais natural. Canalize a sua paixão pelo seu negócio em responder perguntas das pessoas que podem se beneficiar da sua expertise. 

Sites de perguntas e respostas, tais como Quora e Answers.com, permitem que você alcance uma grande audiência de pessoas que são interessadas em tópicos de nicho. Além disso, estar em destaque em páginas de perguntas e respostas com respostas aprofundadas e bem pensadas sempre vai aparecer no topo dos resultados dos motores de busca. 

Você pode incluir uma breve descrição do que você faz no topo das suas publicações e adicionar links relevantes, o que torna fácil para as pessoas saberem mais sobre você. A sua popularidade cresce quanto mais você escreve respostas informativas e úteis, o que pode eventualmente gerar grandes quantidades de tráfego para o seu site. Se você quer alcançar um público altamente focado, escreva respostas em sites de nicho que atendem a setores específicos, tais como Askbot ou Avvo. 

A chave para um planejamento de marketing poderoso é continuamente avaliar a sua estratégia e descobrir o que funciona. Nem toda tática é certa para a sua empresa, dessa forma você não deve gastar esforços em canais de marketing que não trazem resultados. 

Observe a sua base de clientes atual para ter ideias de como melhorar a sua estratégia. Ao enviar questionários aos seus clientes, você pode descobrir o que os leva ao seu negócio e otimizar o seu desempenho de marketing. 

Stacy Cyr
Stacy Cyr
Artigos: 25